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SEO na prática: como fazer SEO para sua empresa em 5 passos


Vamos sair da teoria para a prática?

Veja como fazer SEO do jeito certo na sua empresa em apenas cinco passos.

1. Arrume a casa (diagnóstico do site e checklist de melhorias)

O primeiro passo é descobrir como anda a saúde do seu site, para depois começar a investir em melhorias.

Portanto, para começar, siga um checklist com todos os pontos que abordei ao longo desse site, como:

  • URL amigável
  • Pesquisas de palavras-chave
  • Título da página
  • Velocidade de carregamento
  • Linkagem entre páginas e link building
  • Escaneabilidade
  • Conteúdos relevantes.

Para qualificar ainda mais esse diagnóstico do seu site, experimente a minha ferramenta gratuita SEO Analyzer.

2. Cadastre seu site no Google Search Console, Bing Webmasters e Google Meu Negócio

O cadastramento nessas plataformas vai ajudá-lo a obter relatórios completos de análise de SEO com as melhorias que precisam ser feitas.

Já o Google Search Console, por sua vez, acelera o processo de indexação pelo Google.

3. Mapeie personas e jornada

A análise das personas e suas jornadas é uma forma de conhecer dados fundamentais, como localização geográfica, interesses, gênero, idade, etc.

Puxe sua lista de clientes e investigue a fundo seus perfis e necessidades. Depois, se coloque no lugar deles.

Este é o primeiro caminho para encontrar as palavras-chave ideais.

4. Otimize o que já tem e crie para o que não tem

Por mais que seu conteúdo seja fantástico – e também justamente por isso – é bom que você busque sempre otimizá-lo.

Isso vai evitar que ele se torne desatualizado e obsoleto.

Feito isso, nada de se acomodar.

A criação de novos conteúdos deve fazer parte da sua estratégia para atrair ainda mais clientes e manter seu site sempre interessante.





5. Faça a pesquisa de palavras baseada nas personas e em suas jornadas

Informações detalhadas sobre suas personas são fundamentais para encontrar as palavras-chaves mais detalhadas para sua estratégia.

Ao descobrir o que as pessoas estão procurando, você pode também criar novos conteúdos que atenda exatamente às suas necessidades.

Qual é a importância da pesquisa de palavras-chave no SEO?

As palavras-chave são simplesmente a base de qualquer motor de busca – e, consequentemente, também do SEO.

Elas são o principal elo entre os buscadores e a sua empresa. Afinal, são exatamente essas palavras que os usuários digitam quando precisam de alguma coisa.

Por isso, não dá pra errar aqui. Uma boa pesquisa vai ajudar na escolha das palavras-chave ideais, levando seu público direto para o seu site.

Principais objetivos

Não importa qual seja o tipo, o tamanho ou o objetivo do seu negócio: se você tem um site, é natural que você queira ser encontrado.

De preferência, que esteja no topo dos principais buscadores, como o Google.

E são justamente as palavras-chave que vão ajudar a entregar seu conteúdo mais facilmente para o seu público.

Com o uso correto dessas palavras, você consegue atrair o público certo e gerar tráfego para sua página.

Como consequência, você consegue resolver os problemas dos usuários, captar novos leads, gerar conversões e, de quebra, garantir lucros para o seu negócio.

Tipos de palavras-chave de SEO

Agora que você já entendeu por que as palavras-chave não podem ficar de fora da sua estratégia, chegou a hora de conhecer de que maneira elas podem se apresentar.

Head tail keyword

São as palavras-chave mais comuns, em geral formadas por um só termo.

Ou seja, as mais buscadas entre os usuários.

Se, por um lado, o uso das head tails é tentador pelo alto volume de buscas, por outro, pode deixá-lo bem longe de atingir seu objetivo devido à grande concorrência.

Long tail keyword

Essas são as palavras-chave de cauda longa, e, por isso mesmo, menos concorridas.

Em geral, são formadas por pelo menos quatro termos.

Investir nelas certamente pode ajudar a melhorar o posicionamento do seu site, principalmente para quem está começando.

Além disso, o uso das long tails delimita melhor o assunto do seu conteúdo, trazendo para sua página um público mais segmentado.

Por Neil Patel

Conteúdo retirado do Artigo “O que é SEO: O guia completo da otimização dos motores de busca”

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