Ficou claro que os consumidores estão mais difundidos do que nunca. Graças ao smartphone sempre presente os consumidores podem estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Com plataformas de mídia social, aplicativos, sites e assim por diante, há uma infinidade de maneiras pelas quais os consumidores interagem com as marcas online.
Para os profissionais de marketing digital, isso significa mais maneiras de se envolver em interações um-a-um com esses consumidores. Mas, para cada consumidor, há ainda mais marcas procurando quebrar o barulho e realmente enganchar os consumidores com conteúdo envolvente.
5 maneiras de melhorar sua estratégia de marketing digital
Com esse ambiente em constante mudança, os profissionais de marketing devem procurar atualizar e refinar continuamente as estratégias de marketing digital para não ficarem obsoletos ou perdidos no ruído. Aqui estão 5 maneiras que os profissionais de marketing podem reavaliar os objetivos de marketing digital para maximizar o impacto e os resultados.
1. Foco na conversão, não apenas leads
Um dos pilares mais importantes de uma estratégia vencedora de marketing digital são os dados. Dados e métricas devem influenciar cada decisão e ação que uma equipe de marketing toma. No mercado atual, isso significa pesquisar os dados para entender onde os potenciais clientes estão gastando seu tempo (quais plataformas sociais e sites) e, em seguida, direcioná-los com conteúdo específico.
Enquanto as equipes de marketing B2C tradicionalmente tomam a abordagem de lançar uma rede ampla e esperar o melhor, os avanços em big data e aprendizado de máquina tornaram possível cavar taxas de conversão mais profundas e de impacto em um nível individual. Ao direcionar segmentos demográficos e de público específicos com certos tipos de conteúdo, incentivos ou recomendações de produtos, os profissionais de marketing podem ir além ao empurrar a decisão do cliente em direção a uma compra.
2. Definir o estágio para o valor de longo prazo
Embora possa ser tentador disparar para vitórias de curto prazo, os profissionais de marketing devem sempre considerar o valor de longo prazo ao tomar decisões estratégicas. Antes de colocar recursos em uma campanha única para uma plataforma específica de mídia social, os profissionais de marketing seriam sábios em realizar due diligence e pesquisa para garantir que o investimento valesse a pena a longo prazo.
Essa mentalidade também se aplica a ferramentas e soluções. Ao navegar no processo de compra, os profissionais de marketing devem garantir que as soluções estejam posicionadas para ajudar a equipe a ter sucesso no longo prazo, não apenas resolver problemas de curto prazo. Embora não seja fundamental ter todos os detalhes de uma estratégia de vários anos resolvidos, é uma boa ideia ter um plano de crescimento e um entendimento de como uma ferramenta ajudará a tornar esse plano realidade.
Com a tecnologia mudando em um ritmo exponencial, sempre haverá ideias e tendências que estão “dentro” ou “a coisa nova quente” na indústria. Os profissionais de marketing devem ter o cuidado de entender onde a marca está melhor para se beneficiar dessas tendências antes de tomar quaisquer decisões que possam impactar o crescimento ou a receita a longo prazo.
3. Double Down no Atendimento ao Cliente
Os profissionais de marketing digitais podem estar pensando: “O que o atendimento ao cliente tem a ver comigo?” Embora às vezes seja fácil esquecer, cada interação que um cliente tem com uma marca impacta sua opinião sobre essa marca, e, portanto, é considerado ‘atendimento ao cliente’. Isso é ainda mais importante para empresas digitais que devem repetir táticas de atendimento ao cliente conscientes da marca em várias plataformas e canais. Este é um componente crítico para alcançar o sucesso com o marketing omnichannel, o que significa garantir que um único cliente tenha uma experiência de compra integrada e perfeita, não importa a plataforma ou canal.
Embora o conceito de atendimento ao cliente possa parecer uma preocupação mais fundamental para as lojas de tijolo e argamassa do que os varejistas online, muitas das marcas atuais têm mostrado a importância do serviço estelar em experiências de e-commerce. Os profissionais de marketing digital desempenham um papel fundamental no estabelecimento de uma reputação centrada no cliente para a marca. Seja por e-mail personalizado, páginas de boas-vindas ou recomendações personalizadas de produtos, esse toque pessoal pode fazer uma enorme diferença nos olhos do cliente. Na verdade, 56% dos clientes são mais propensos a comprar de uma marca que os reconhece pelo nome. Os consumidores esperam personalização porque esperam um atendimento superior ao cliente.
4. Crie a jornada final de compra
À medida que se torna mais fácil para os profissionais de marketing entender em mais profundidade seu público consumidor, também é possível refinar processos e criar a jornada final de compra. Os profissionais de marketing digitais podem ver exatamente qual conteúdo é mais bem sucedido entre os consumidores e, em seguida, estrategicamente construir sobre esse impulso para o máximo de retorno. Se, por exemplo, uma marca sabe que a maioria dos clientes está vindo para seu site através de mídias sociais, ele pode reforçar campanhas sociais e projetar fluxos de trabalho mais suaves para ajudar o cliente do ponto A ao ponto B.
Criar a jornada final de compra para os clientes também significa otimizar suas experiências de compras online e móveis. À medida que as compras se movem online e as compras online se movem para o mobile, as marcas devem garantir que seus sites renderem bem, sejam consistentes com as diretrizes da marca e tornem simples para os compradores encontrar o que estão procurando. Afinal, quanto mais suave a jornada de compra, maior a probabilidade de uma conversão.
5. Saiba quando e como voltar e refinar processos
Embora falar sobre processos de refino seja fácil, é um pouco mais difícil para os profissionais de marketing sujarem as mãos. Se um fluxo de trabalho ou processo simplesmente não está funcionando, talvez seja hora de voltar e reavaliar onde as coisas deram errado. Esta também é uma grande oportunidade para testar as diferentes campanhas e estratégias. O marketing em si é um cenário em constante mudança, e o marketing digital é uma de suas características mais dinâmicas. Os profissionais de marketing precisam ficar de olho nas métricas e dados para se manterem informados sobre os processos que estão funcionando e onde pode ser a hora de refinar.
Pensamentos Finais
À medida que o mundo do marketing muda, sua estratégia de marketing digital também deve. É importante ficar atento às mudanças de cenário e aos novos avanços tecnológicos que podem facilitar muito a vida do profissional de marketing digital.
Conteúdo retirado e traduzido do Artigo “5 maneiras de melhorar sua estratégia de marketing digital”